Vai viajar? Conheça o check list básico de saúde antes de pegar a estrada

Passagem comprada, hospedagem reservada e muita ansiedade até o dia das tão aguardadas férias. Chegou então a hora de pensar na mala. Uma bagagem bem planejada ajuda muito a evitar o estresse, principalmente se o destino for em outro país, ou mesmo uma localidade desconhecida no Brasil.

Nesse texto vamos ajudar a preparar um check list, principalmente em relação aos quesitos de saúde, a fim de otimizar seu tempo e seu planejamento de viagem. Vamos então aos principais itens:

  1. Vacina: em tempos de pandemia, esse item precisa ser o primeiro a ser observado. Você pode baixar o aplicativo e se cadastrar no Conect SUS, onde é possível acessar seu histórico de vacina contra a Covid. No entanto, o sistema foi invadido recentemente por hacker o que dificultou o acesso aos dados por vários dias. Por isso, não deixe de levar também o comprovante físico. Mais informações podem ser obtidas no site https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu.
  2. Teste Covid-19: Para viagens internacionais é necessário o teste RT-PCR, que deve ser apresentado no aeroporto. Mas é bom ficar atento ao prazo de antecedência de realização do teste, que pode variar de um país para o outro. Para viagens internas, o teste não é exigido, mas a realização de testes rápidos ajuda no acesso a alguns locais, ou mesmo para dar mais segurança ao viajante e familiares. É possível realizá-lo em farmácias por valores bem mais baixos do que o do PCR.
  3. Higiene e prevenção: Em tempos de sol escaldante do verão brasileiro, a primeira recomendação é não esquecer em hipótese alguma do protetor solar. Escolha sempre um adequado a seu tipo de pele e que tenha fator de proteção acima de 30. Deixando para comprar no local de destino, você corre o risco de pagar bem mais caro, por um produto que nem sempre vai atender sua necessidade.

Outra dica importante é sempre levar repelente, principalmente se for viajar para o litoral ou áreas de matas úmidas. Não se esqueça também dos produtos básicos de higiene pessoal, como xampu, creme dental, fio dental, desodorante, hidratante, sabonete, entre outros. Ah, por último não se esqueça do já onipresente álcool gel, que deve estar literalmente sempre às mãos.

  1. Medicação e tratamento básico: Em caso de algum incidente de saúde, a primeira recomendação é sempre procurar um médico. No entanto, para questões básicas é possível atenuar o problema com os medicamentos livres de prescrição. Por isso, é recomendável levar uma “farmacinha” básica, com os remédios aos quais a família já está acostumada. Estamos falando de analgésicos, antitérmicos, antialérgicos, antigripais, relaxante muscular, pastilha de garganta, descongestionante nasal e digestivos. Caso utilize algum remédio de uso contínuo, não se esqueça de levar a quantidade necessária para todo o período de viagem. Muitas vezes não é possível encontrar a marca ou a dosagem prescrita pelo seu médico. Não deixe de levar também a receita, para o caso de alguma necessidade de compra suplementar.

Para os portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, equipamentos caseiros de medição também podem ser excelentes coadjuvantes no controle dos índices durante a viagem.

Para quem vai voar

Em caso de viagens internacionais, alguns cuidados adicionais devem ser observados. Há regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e dos países de destino que não podem ser negligenciadas.

Em relação ao voo, é preciso lembrar que frascos e embalagens com produtos líquidos não podem conter mais do que 100 ml. Quanto a remédios de uso contínuo e controlados, é sempre bom levar algo na bagagem de mão. Sempre há risco de extravio de bagagem. Para esses casos, também é muito recomendável que se tenha em mãos a receita médica para evitar transtornos.

E lembre-se sempre que, mesmo alguns remédios comuns e de venda livre no Brasil, como a dipirona, por exemplo, têm venda restrita em alguns países.

Por fim, com esse check-list e as recomendações que apresentamos nesse texto é possível evitar alguns transtornos e garantir uma viagem mais tranquila e sem estresse. E como recomendação final, leve sempre junto de si uma anotação com o telefone de alguém de confiança em caso de emergências e seu tipo sanguíneo.

No mais, é pegar a estrada, ou o voo, e curtir o tão merecido descanso.

Precisar montar seu kit? Acesse nosso site e confira nossos produtos: http://farmaconde.com.br

#FarmaConde #Verão #KitFarmácia #Proteção #Saúde

Deixe uma resposta