Campanha Janeiro Branco discute piora da saúde mental durante a pandemia

“Mens sana in corpore sano”, ou mente sã em um corpo são, já dizia a antiga citação romana, que mostra a importância de cultivarmos não só a saúde do nosso corpo, mas também a da nossa mente. Afinal, somente assim poderemos obter o desejado equilíbrio de uma vida plena.

E é justamente para conscientizar a população para a importância da saúde mental que acontece no primeiro mês do ano a Campanha Janeiro Branco. O início do ano foi o escolhido justamente por essa ser a época mais propensa para as pessoas refletirem sobre seus sentidos existenciais, suas metas e objetivos de vida.

Criada em 2014, a Campanha Janeiro Branco está em sua nona edição e este ano tem como tema um apelo à humanidade: “O Mundo pede Saúde Mental”. O objetivo é tornar a discussão sobre o tema mais amplo, principalmente por conta dos muitos transtornos provocados mundialmente pela pandemia do Covid-19.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto FSB, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros declararam que a saúde mental “piorou” ou “piorou muito” durante os dois anos de pandemia.

De acordo com o psicólogo Leonardo Abrahão, criador do Janeiro Branco, “Os anos de 2020 e 2021 acrescentaram novos desafios às antigas demandas da Saúde Mental, mas também destacaram, sobremaneira, a sua importância para a humanidade”.

Ainda, de acordo com o psicólogo, “a boa notícia é que Saúde Mental tem jeito sim, desde que as pessoas, as instituições e as autoridades saibam o que fazer — e façam o que tem que ser feito”.

Dessa forma, continua Abrahão: “em sua 9ª edição, o Janeiro Branco continuará avançando em sua declarada missão de orientar as pessoas, as instituições sociais, as mídias e as autoridades públicas em relação a tudo o que pode e deve ser colocado em prática frente à inegável verdade de que “o mundo pede Saúde Mental”.

De acordo com a Campanha Janeiro Branco, existem 12 atitudes e condições que estão diretamente relacionadas com a manutenção de uma boa saúde mental. São elas:

  1. Políticas públicas para a saúde mental
  2. Prática de exercícios físicos
  3. Práticas e hobbies terapêuticos
  4. Condições sociais dignas de existência
  5. Qualidade de vida
  6. Contato com a natureza
  7. Vínculos sociais profundos
  8. Autoconhecimento
  9. Abertura a novos conhecimentos
  10. Espiritualidade saudável
  11. Autonomia mental
  12. Sentidos próprios de vida.

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre a Campanha Janeiro Branco, pode acessar o site www.janeirobranco.com.br e saber não só mais sobre a temática desse ano, mas também como colaborar com essa causa.

O site da campanha de 2022 disponibiliza vasto material para impressão e divulgação. São faixas, cartazes, folhetos, entre outros, que pode ser diretamente impressos pelos interessados e divulgados nas diversas mídias e locais.

A Campanha Janeiro Branco também já foi destaque em vários veículos importantes de comunicação e contou com apoio de diversas personalidades públicas, como as atrizes Suzana Vieira e Luciana Vendramini.

Agora chegou sua vez! Vem com a gente e saiba mais sobre esse mês tão importante

Confira o Podcast que vai ao ar dia 12/01 às 20H no Youtube e Spotify
Acesse o link e confira: https://linktr.ee/farmacondedigital

#FarmaConde #Podcast #JaneiroBranco #SaúdeMental #AutoEstima

Deixe uma resposta