Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama

Diz o velho ditado que a prevenção é o melhor remédio. Nos casos de câncer, em especial o de mama, a prevenção aliada ao diagnóstico precoce pode não só reduzir o número de casos no país, como evitar milhares de mortes todos anos.

De acordo com as estatísticas do Instituto Nacional do Câncer, em 2020 devem ser registrados 66 mil casos no Brasil, com uma projeção de mais de 17 mil óbitos. E como se sabe, as mulheres são as principais vítimas da doença, respondendo por até 99% dos casos.

Para conscientizar a população da importância da prevenção será realizada entre 1 e 31 de outubro a Campanha Outubro Rosa 2020. Realizada mundialmente todos os anos, a campanha nasceu em 1990 em Nova Iorque e chegou ao Brasil no início dos anos 2000.

Com fortes ações de mídia e eventos, diversas empresas passaram a adotar a cor rosa em suas campanhas e a realizar ações internas de prevenção. O objetivo é alertar a população para as formas de prevenção, o diagnóstico precoce e as formas de tratamento da doença.

De acordo com as entidades médicas, o autoexame e, principalmente, a mamografia são as principais ferramentas para o diagnóstico precoce do câncer de mama. No entanto, a prevenção segue sendo a medida mais eficaz para evitar que a doença se desenvolva. Acompanhe a seguir as principais ações preventivas:

  1. Não fumar: está é uma medida importantíssima para evitar não só o câncer de mama, mas qualquer outro tipo de câncer. Já se sabe que o cigarro pode liberar cerca de 4.700 substâncias tóxicas no organismo.
  2. Praticar atividades físicas: Nesse caso, mesmo atividades físicas leves já são consideradas aliadas contra a doença. Caminhar, dançar, frequentar academia, ou simplesmente trocar o elevador pelas escadas já está valendo.
  3. Alimentação saudável: Uma dieta saudável é tão importante quanto os itens anteriores. Preferir alimentos de origem vegetal, em oposição aos alimentos processados é a principal medida. Alimentos integrais e ricos em fibras são altamente recomendáveis.
  4. Manter peso corporal: A alimentação saudável e as atividades físicas são as principais formas de se manter o peso corporal. O peso adequado pode prevenir o câncer, além de várias outras doenças, como a hipertensão, diabetes, entre outras.
  5. Amamentar: A amamentação é altamente recomendada não só pela saúde do bebê, mas também pela das mães. Amamentar no mínimo por seis meses, e até dois anos, pode proteger a mulher contra o câncer de mama.
  6. Evitar ingestão de bebidas alcóolicas: O consumo de álcool, principalmente em maiores quantidades, pode aumentar o risco de vários tipos de câncer, inclusive o de mama. Quando aliado ao tabaco, os riscos são consideravelmente aumentados.
  7. Vacina contra HPV: vacinar meninas e meninos dos 9 aos 14 anos é uma ação complementar ao à prevenção ao câncer de mama. O exame Papanicolau também é recomendado como forma de prevenção ao câncer de colo do útero.
  8. Evitar exposição ao sol: A exposição ao sol deve ser evitada nos horários entre 10 e 16h. O uso de protetor solar e outras formas de proteção como chapéu/boné e camisa de manga longa também são recomendados.
  9. Evite exposição a agentes cancerígenos: essa dica é importante principalmente no ambiente do trabalho. Agentes químicos, físicos e biológicos presentes em alguns ambientes podem aumentar a predisposição ao câncer. Nesse caso, é importante exigir de autoridades e empresas o emprego de medidas adequadas contra os fatores de risco.
  10. Evite carnes processadas: Linguiça, salsicha, salames, bacon, mortadela, peito de peru, entre outras do gênero, possuem conservantes que podem aumentar o risco de alguns tipos de câncer.

Com tais medidas, aliadas aos exames preventivos, é possível reduzir significativamente o número de casos e, principalmente, o número de óbitos por câncer de mama. Apenas como exemplo, os especialistas indicam que somente a alimentação adequada e a atividade física já sejam capazes de reduzir os casos em até 28%.

Portanto, vamos aproveitar o Outubro Rosa e ajudar a divulgar as medidas preventivas com todos os nossos amigos e familiares. Afinal, como também se sabe,  prevenir é sempre melhor do que remediar.

#OutubroRosa #FarmaConde #Prevenção

Deixe uma resposta