SKINCARE: Tudo o que você precisa saber

O passo a passo de como manter a pele bonita e saudável

Para uma pele saudável, é necessário manter os cuidados diários com uma rotina de skincare. Os passos não precisam ser complicados, basta manter a higienização, hidratação e proteção contra os raios ultravioleta, prevenindo linhas de expressão, manchas indesejadas e câncer de pele, além de prezar por uma aparência mais saudável.

O skincare é primeiramente ligado à estética, porém, o mais importante em cuidar da pele é por conta da saúde, afinal, a epiderme é o maior órgão do corpo humano e tem a função de ser uma camada de proteção para os demais órgãos. Costumamos nos preocupar somente com a pele do rosto, mas a pele do corpo também pede pelos mesmos cuidados: é preciso apenas investir em produtos diferentes, pois a sensibilidade de cada parte do corpo muda.

Você conhece o passo a passo essencial de skincare? Diferente do que vemos em alguns lugares, não é preciso investir em muitos produtos, porque mais importante que a quantidade de itens usados, é a qualidade de cada um deles.

Existem muitos produtos com substâncias nocivas, sem eficácia comprovada, que podem colocar a saúde da pele em risco, causando alergias e irritações. É sempre bom lembrar que mesmo que os cremes que passamos na pele sejam de uso externo, eles são absorvidos pelo organismo e passarão a circular no nosso sangue. Lembrar disso nos deixa mais atentos à qualidade do que compramos e usamos.

ROTINA DIÁRIA

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo precisam de cuidados diários: limpeza, hidratação e proteção. Estes passos são considerados essenciais tanto pela questão estética quanto, principalmente, pela saúde.

Mas antes de investir em produtos para o corpo e rosto, é preciso conhecer o seu tipo de pele: normal, seca ou oleosa, além dos componentes que podem causar alergia. Caso julgue necessário, consulte um dermatologista para se cuidar de maneira correta e eficiente.

Agora, confira o passo a passo da rotina ideal de skincare para o rosto:

LIMPEZA

Duas vezes ao dia, de manhã e à noite, use um sabonete líquido ou em barras para a limpeza da pele. Este é o primeiro passo para retirar todas as impurezas, poluentes, oleosidade, poeira e resíduos de maquiagem acumulados e que prepara a pele para as próximas etapas.

TONIFICAÇÃO

O tônico facial equilibra o pH da pele, renova sua camada de proteção e a permite respirar, além de limpá-la profundamente, removendo vestígios de maquiagem e outras impurezas que passaram pelo sabonete. Os reflexos na aparência são os poros menos aparentes e um toque mais suave.

HIDRATAÇÃO

A etapa de hidratação é essencial para evitar problemas de ressecamento, descamação, irritação e infecções, mantendo a maciez e elasticidade da pele, resultando em uma pele saudável, bonita e com viço. Alguns cremes podem conter ativos antioxidantes que previnem linhas de expressão.

Os cuidados externos também incluem evitar tomar sol por períodos muito extensos, principalmente entre as 10h e 16h, e banhos muito quentes, pois ambas as situações consomem a quantidade de água em nossa pele.

Além da hidratação externa, a interna também é essencial. Beber água todos os dias contribui não somente para uma pele mais saudável, mas para o bom funcionamento do corpo inteiro.

PROTEÇÃO

A quarta e última etapa do skincare é o uso do protetor solar. Essencial, o produto deve ser usado diariamente para prevenir contra os raios ultravioleta que afetam nossa pele mesmo dentro de casa ou durante os dias nublados. O uso correto do produto previne o envelhecimento precoce, manchas indesejadas e o câncer de pele.

Alguns cuidados: caso a exposição solar seja por um período prolongado ou haja contato com a água/suor, reaplique o produto ao longo do dia e renove o efeito protetor.

OUTROS PASSOS

Existem outros produtos de cuidados com a pele que podem ser inseridos na rotina de skincare, como a vitamina C, por exemplo. Mas comece com o básico, vá conhecendo como sua pele se comporta na aplicação dos produtos e vá inserindo aos poucos mais itens que sejam eficazes para a sua saúde e beleza.

O esfoliante também é outro item que pode ser usado semanalmente para remoção das células mortas e renovação da camada de proteção da pele. As famosas máscaras de hidratação e diferentes tipos de argila também são opções válidas para complementar os cuidados com a pele do rosto.

Existem vários tipos de produto com diferentes composições que são direcionadas a tratamentos específicos para cada tipo de pele: normais, oleosas, secas e acneicas. Escolha sempre a mais adequada às suas características para um melhor resultado.

COMPLEMENTE O SKINCARE COM UMA ROTINA SAUDÁVEL

Além dos produtos externos e da ingestão diária de água, também é essencial manter uma rotina saudável para o bom funcionamento de todo o organismo, refletindo também na pele. Alguns cuidados essenciais que não custam ser lembrados:

  • Tenha uma alimentação saudável, com alimentos ricos em vitaminas, água, fibras e antioxidantes;
  • Valorize seu sono: crie uma rotina para dormir bem todos os dias as horas mínimas necessárias;
  • Evite o uso frequente de substâncias tóxicas como o tabaco e as bebidas alcoólicas;
  • Pratique exercícios físicos ao menos 30 minutos por dia;
  • Cuide do seu intestino, pois é através dele que é feita a absorção dos nutrientes para todo o corpo;
  • Tome sol, mas evite abusar por longos períodos, principalmente entre 10h e 16h.

Os passos acima garantem um skincare de respeito! Reserve todos os dias alguns minutos dedicados ao autocuidado e cuide-se por fora e por dentro!

Deixe uma resposta